terça-feira, 16 de abril de 2013

Um pouco sobre Porto Alegre...



Dia desses, vi um texto de um cara francês sobre vários detalhes aleatórios que ele percebeu ao vir ao Brasil. Resolvi fazer o mesmo com Porto Alegre, só para deixar registradas algumas impressões sobre a cidade, antes que eu me acostume tanto que tudo isso passe a ser normal p/ mim...


*   Em PoA, as pessoas se guiam pela estação do ano para escolher a roupa antes de sair de casa, não pela temperatura real. Se é inverno, deve-se usar casaco, mesmo que dê 30 graus. Se é verão, todo mundo sai de regata, mesmo que seja uma noite fria.

*    Em PoA (ou no RS?), as pessoas acham que churrasco só existe aqui. Ok, pode até ser mais comum aqui, mas comi churrasco a vida inteira em Recife! Desse mesmo jeitinho, tá? Churrasqueira, espetos, carne, sal grosso etc...


*       Em PoA, metade das palavras são faladas pela metade. As pessoas marcam de fazer um CHURRAS no FINDI, as minas levam REFRI e os caras levam a CEVA. Pior é que os garçons nem sequer me entendem de primeira quando peço um “refrigerante”, é anormal demais falar a palavra completa.

*        Aqui existem vários termos populares incompreensíveis para o resto do Brasil (eu acho). Cachorro vira-lata é “cusco”. Geléia é “chimia” (há quem diga que são coisas diferentes, mas todo mundo chama os dois de chimia mesmo). E a sensação maravilhosa de chegar na padaria e pedir um “cacetinho”(pão francês)??

 *        Aqui em PoA, as comidas são todas gigantes. É cachorro-quente com 50 tipos de recheios e 2 salsichas. É xis que se divide pra 4 pessoas. É pastel com 1,5kg de recheio. Não sei como metade da população não é obesa...

*         Já que mencionei, tem o tal do xis. Xis é pão, tomate, alface, milho, ervilha, salsa, tomate, maionese, mostarda, coração, calabresa, frango, filé... enfim, é pão com o que você quiser dentro! Desde que seja gorduroso e gigante (e delicioso).

  *       Aqui em PoA não tem praia. Por isso, sempre que vou para Recife, todo mundo me pergunta sobre as praias quando volto. A decepção é gigante quando digo que não, eu não fui pra praia. “Mas como assim tu foi pro nordeste e não foi pra praia???”. É tipo um gaúcho que mora fora vir pro RS nas férias e eu perguntar “Mas como assim tu não foi pra Gramado???”.

 *        Aqui no RS, as comidas têm época. Todo mundo chama de louco quem falar em tomar vinho ou comer feijoada no verão, porque são coisas de inverno. Engraçado é que eles mesmos vão pra rua num calor de 40º tomar chimarrão.

 *        Aqui eles realmente usam aquelas gírias típicas que conhecemos, como tchê, barbaridade, tri... mas não tanto como se pensa. Só o “bah” é que é bastante usado. Acho que o “bah” é 1 em cada 5 palavras que ouço aqui.

  *         Muitos aqui tem mania de usar umas expressões que comparam coisas que acho muito engraçadas. Se vêem um carro ocupando duas vagas no estacionamento, “esse aí estacionou que nem a cara dele!”. Se tem alguém meio perdido, “tá mais perdido que filho de prostituta em dia dos pais”.

  *        Qualquer nome de rua, prédio, praça etc que você ver no RS, que faça referência a algo ou alguém histórico que você não conhece, chute que é sobre a revolução farroupilha. 95% de chances de acertar.

*        Não sei se é porque estou acostumada com Recife, onde nunca tinha muitos shows, mas parece que toda banda do mundo vem pra Porto Alegre. Se você é fã de uma banda de rock pop grunge indie cigano funk de uma cidade do interior da Bélgica, não se preocupe: uma hora essa banda vai vir tocar aqui.

 *            Tudo que é legal é “afu”. O que é afu? É “afudê” reduzido. Aaaaaaaah tá, agora entendeu né...

 *        Aqui em PoA tem uma coisa muuuito boa que é uma lei municipal (acho que é lei municipal) que obriga o uso de fones de ouvido no ônibus. Mas tem também uma coisa muito ruim: ainda estamos no Brasil, onde leis não são cumpridas.

 *        Quem acha que gaúcho é bairrista, em geral, tem toda razão. A maioria tende a achar que tudo aqui é o melhor. Mas, ao mesmo tempo, eles mostram bastante interesse em coisas de fora. Nunca me senti discriminada por ser de fora, nunca percebi nenhum preconceito desse tipo. Pelo contrário, acho até que o fato de ser de fora me fez conhecer mais gente!

 *        Acho que o que me faz gostar daqui é o fato de ser um lugar bem "diferente", como o Nordeste. Um lugar com muita cultura, com gente receptiva. Antes de vir, admito que tinha um certo preconceito e receio de como seria minha vida aqui, mas... acho que PoA é bem afudê.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Contribuindo com uma expressão comparativa proferida pelo Tobias:
    "Tá mais perdido que cupim em metalúrgica".
    (não sou Alex, o google está ficando louco...)

    ResponderExcluir
  3. Todas as bandas do mundo querem tocar em Porto Alegre porque só aqui tem churrasco (SÓ AQUI), lanches gigantes, Grêmio FBPA e chimarrão todo o ano.
    O que torna POA a cidade mais afu do mundo e como consequência não tem motivos (NENHUM) para um potoalegrensse que se preze ir para Gramado.
    Sim somos os melhores mas não somos perfeitos, não temos praia, por isso não entendemos pq alguém sai de Porto Alegre se não é para ir na praia.

    obs: Isso não é uma brincadeira é a verdade pura estou sendo mais sério que guri mijado e mais firme que catarro em parede. ;)

    ResponderExcluir
  4. BAH! Seja lá quem for Maionese, me lembrou algo que não coloquei mesmo... que aqui todo mundo é praticamente obrigado a ser gremista ou colorado, até se não tá nem aí pra futebol. E não basta torcer bastante p/ o seu time: tem que ser igualmente empenhado em torcer CONTRA o outro. (eu n ligo tanto pra futebol, mas aqui eu sou gremista... IIIIIINTEEER CAGÃÃ-ÃÃOO...)

    ResponderExcluir